Édipo em Colono - Sófocles.

      A tragédia “Édipo em Colono” traça a tragetória do herói Édipo após seu desterro de Tebas e de como ele alcançou a bem- aventurança dos deuses, resignando-se e aceitando o seu destino. Esta história é uma continuação direta de Édipo Rei e se passa em Colono, nela o personagem já se apresenta cego e marcado pelo sofrimento, deixando-se conduzir por sua filha.
      Os acontecimentos se dão quando Édipo juntamente com Antígone sua companheira de desterro chegam à cidade de Colono, alertado pelos moradores de que o local onde se encontra é santo pede para não ser expulso dali, pois pressente ter encontrado o seu destino.
      Teseu, governante da cidade é chamado para conversar com Édipo e diante da sua insistência garante dar-lhe segurança, não permitindo que nenhum mal aconteça a ele nem a sua filha, Édipo faz esse pedido devido ao fato de saber que Creonte tem intenções de levá-lo de volta à Tebas, visando receber as graças predistas pelos deuses, o desenrolar dos fatos levam a um desfecho interessante que não é o fim, já que a história fica em aberto, continuando posteriormente.
      Pelo seu caráter didático essa tragédia ensina que o destino de cada pessoa já está traçado desde o seu nascimento e é imutável, pois a partir do momento em que o indivíduo o aceita, o próprio deus o conduzirá.
Leila

Nenhum comentário:

Postar um comentário