O Matuto - Franklin Távora

      O matuto é um romance que retrata o conflito entre mascates e nobres no período do Brasil Colônia em Pernambuco. Nele Franklin Távora descreve minuciosamente todos os acontecimentos que culminaram em uma guerra sangrenta.
      Lourenço é um matuto que junto com sua família se vê envolvido nos acontecimentos que irão culminar na guerra, eles se separam logo no início do conflito e só se reencontram quando os nobres conseguem derrotar os insurgentes.
      Franklin Távora não segue os moldes da escola romântica, pois a família protagonista tem papel coadjuvante na história e o final se diferencia dos finais clássicos romanescos, ficando desse modo em aberto para uma possível continuação. É claro que o final é “feliz”, já que quem vence são os nobres e a família protagonista não sofre nenhuma baixa.
      Assim, podemos perceber que a intenção do autor não era a de escrever um romance tradicional, mas sim relatar fatos e acontecimentos reais ocorridos, fazendo-o de maneira singular, já que trabalhando em forma de prosa ele conseguiu que o relato deste triste fato de nossa história não caísse no esquecimento.

Leila

Nenhum comentário:

Postar um comentário