Vidas Secas - Graciliano Ramos

      Vidas secas é um romance ambientado no sertão, sua descrição realista narrada em terceira pessoa e o seu discurso direto mostram o retrato da luta pela sobrevivência de pessoas simples que sofrem com a seca no nordeste. O romance é escrito de forma peculiar, pois seus capítulos podem ser lidos de forma aleatória e independente, já que não influenciam o desenvolvimento e o decorrer da história.
      Fabiano e sua família, formada pela esposa Sinhá Vitória, pelos filhos não nomeados, chamados apenas de Menino mais Velho e Menino mais Novo, a cachorra Baleia e o papagaio iniciam uma migração para fugir da seca que assola a região, após alguns dias de caminhada encontram uma fazenda abandonada na qual Fabiano começa a trabalhar como vaqueiro. Por um breve espaço de tempo a família encontra sossego e abrigo.
      A ausência de comunicação entre os personagens é total, os personagens são introspectivos e fechados no seu próprio mundo, muitas vezes chegam a se comunicar somente por meio de sons e grunhidos.
      Sem se darem conta do que acontece à sua volta Fabiano e os demais menbros da família caminham num triste movimento cíclico de solidão interminável, devido ao abandono das autoridades e a desesperança, a única alternativa é a melancólica fuga, tanto de si mesmos como do sertão abrasador, uma fuga sem fim.
      No romance podemos perceber também a ausência de adjetivos, o autor usa esse recurso para tornar o romance "seco" assim como a seca, sem emoções e sentimentos. O que permanece na obra é a dura realidade, que aflige os humildes, estes, apenas se resignam com o próprio sofrimento
      Podemos perceber também no romance que os nomes dos personagens são carregados de significado e representações, o nome da cachorra Baleia significa "grandeza, força", por que ela encontra o alimento; Sinhá vitória representa a inteligência e força femininas; Fabiano representa o nordestino simples e humilde.
      Graciliano Ramos em sua obra retrata o sertão em sua forma mais dura, o período da seca é o que mais aflige o sertanejo, pois, sem condições de se manter migra para outras regiões buscando melhores condições de vida. Apesar de ser uma obra pessimista, e ter o seu estilo enxuto, o romance retrata a realidade melhor que a própria realidade.

Leila

Um comentário:

  1. Oie posta mais tipos de livros
    adorei quero ler mais e ja li vidas secas muito bom, você ja leu formaturas infernais muito bom, meu pé de laranja lima entre outros..^^

    ResponderExcluir