Inocência - Visconde de Taunay

      Inocência é uma história ambientada no sertão, apesar de ser um romance a descrição da natureza é realista e mostra as dificuldades que os moradores desses lugares passam com a seca e os meios de transporte precários.
      A obra é um romance romântico, percebemos que as personagens femininas são idealizadas, há o impedimento amoroso estratégia literária e a religiosidade muito forte, além do final surpreendente.
      Ao escrever a obra Visconde de Taunay faz uma retomada da tragédia Romeu e Julieta colocando características trágicas no romance. Também podemos encontrar o uso de metáforas, além disso, a linguagem usada pelo escritor é simples e fiel à linguagem local do sertanejo.
      Inocência é uma moça simples e inocente do sertão prometida em casamento que acaba se apaixonando pelo médico que a  trata de uma enfermidade. O amor é correspondido e os dois passam a sofrer as angústias desse amor impossível, até o desfecho trágico.
      Na obra percebemos que o patriarcalismo é muito forte na história, pois Inocência por ser extremamente submissa e obediente ao pai não manifesta sua opinião, nem suas vontades.
      Além do mais Inocência remete a inocente, pura, que é exatamente  o perfil da personagem no romance.


Leila

Nenhum comentário:

Postar um comentário