Eu sou a Lenda - Richard Matheson

     A obra conta a história de Robert Neville, o único ser humano da terra que não foi infectado por um vírus devastador, causador do vampirismo.
      No romance o protagonista vive uma vida solitária em um mundo totalmente destruído, as formas de "vida" com as quais convive são os vampiros (mortos-vivos) que tentam de todas as maneiras matá-lo, ele por sua vez, extermina-os tão logo amanhece o dia.
      Com o passar dos anos Neville torna-se introspecto e carrancudo e passa seus dias pesquisando uma cura para o vírus. Um dia ele encontra uma moça perdida e a leva para casa, suas esperanças de restaurar a raça humana retornam. Mas, ao descobrir que Ruth também é um deles ele percebe que é o último ser humano na face da Terra e que uma nova sociedade está surgindo a qual ela já não faz mais parte.
      A narrativa é em terceira pessoa, o narrador onisciente se encontra fora dos acontecimentos, assim ao mesmo tempo que narra a história, também sabe todos os fatos, o que o personagem sente ou pensa.
      A obra pode ser ambientada em qualquer época, pois retrata um mundo devastado e sem vida. Além do mais, devido ao caráter trágico da obra o leitor é conduzido a realizar uma reflexão sobre o comportamento humano em momentos de extrema solidão e esteresse. 

Leila

Nenhum comentário:

Postar um comentário