Semântica

O objetivo principal do livro “Semântica” dos escritores Rodolfo Ilari e João Vanderley Gerald é tratar das questões pretinentes a significação das construções gramaticais, nele são abordados temas relativos à operações semânticas e significações de palavras. Para os autores o predicado estabelece uma relação com o sujeito que pode ser unoversal ou particular, já que na construção do predicado são preenchidas lacunas a partir de expressões nominais que tem função de argumento.
A ambiguidade é dada frequentemente com a dupla leitura da frase que pode ter vários sentidos para o leitor. No caso dos sinônimos os autores afirmam que não existem sinônimos perfeitos, pois não basta denotarem os mesmos conjuntos de objetos, mas sim uma mesma propriedade.
O fenômeno da negação se dá pela hipótese de que a negação indica que há imcompatibilidade entre o sujeito e o predicado, ela não somente modifica o verbo mas também o sujeito.
Desse modo, se conclui que toda palavra é carregada de significação dentro de um contexto específico, podendo remeter à vários significados, isso depende de onde ela está inserida na frase e das possíveis interpretações que o leitor faz.


Leila


ILARI, Rodolfo; GERALDI, João Wanderley. Semântica. 4. ed. São Paulo: Ática, 1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário