O Português da Gente

      O objetivo principal do livro “O Português da Gente: a língua que estudamos a língua que falamos” de Rodolfo Ilari e Renato Basso é o de verificar as origens do português e a sua difusão através dos descobrimentos. Nele os autores fazem uma retrospectiva histórica e diacrônica a respeito da origem e evolução da língua portuguesa, além dos empréstimos recebidos de outras línguas.
      Sabe-se que o português passou por muitas fases até ter sua ortografia sistematizada por Camões. As situações de multilinguimo e biliguinsmo eram constantes, além das variações diacrônica, diastrática e diamésica que procuravam distinguir mudanças internas e externas no sistema liguístico.
      Os autores afirmam que no Brasil-Colônia a difusão do português se deu através da população afro-descendente e mestiços nos grandes ciclos econômicos. Além disso, pode-se dizer que na época houve o convívio de duas variedades distintas de português e que ainda hoje há esse tipo de convívio de duas normas denominadas sub-stantard (das populações mais simples) e a padrão (culta).
      Além do mais, o latim teve um papel importante na formação da língua em seu uso falado e escrito, só posteriormente teve o seu uso literário, onde este era usado por muitos gramáticos e escritores para enriquecerem a linguagem.


Leila

ILARI, Rodolfo; BASSO, Renato. O Português da Gente: a lígua que estudamos a língua que falamos. 1.ed., São Paulo: Contexto, 2007.

Um comentário:

  1. Moro num fim de mundo onde não existe biblioteca nem livraria... precisando urgentemente desse livro...

    ResponderExcluir