Triste Fim de Policarpo Quaresma - Lima Barreto

      Lima Barreto foi um escritor extremamente compatriota e nacionalista, seu objetivo assim como de outros escritores de sua época era a exaltação do Brasil.
      O personagem Policarpo Quaresma era um reflexo das intenções do escritor, nacionalista ao extremo o protagonista reverenciava tudo o que fosse verdadeiramente brasileiro chegando a ser exagerado e fanático.
Por isso, Policarpo não era bem visto por seus amigos, devido ao fato de ter muitos livros em casa. Suas ideias de valorização do Brasil eram tão firmes e convictas que ele acabou indo parar em um hospício.
      Em seguida o protagonista engaja-se como soldado na guerra pensando que assim irá colaborar com a exaltação da pátria, mas engana-se, e só depois de se encontrar preso por escrever uma carta ao seu comandante, percebe que tudo aquilo pelo que lutou e sonhou foi em vão.
      No romance podemos encontrar o uso de ironias, linguagem simples, a crítica à sociedade do Rio de Janeiro, ao artificialismo literário, aos livros e à leitura.
A obra foi primeiramente publicada em folhetim e muitos dos fatos ocorridos no romance tem características auto-biográficas.


Leila


Nenhum comentário:

Postar um comentário